Níveis de segurança do envelope com lacre

O envelope com lacre tem modelos que oferecem diferentes níveis de segurança e é isso que determina a função que ele pode desempenhar na empresa. Dependendo do tipo de lacre, a embalagem pode ser usada para a circulação interna de documentos ou para a entrega de encomendas e correspondências via Correios ou transportadoras.

Os modelos de envelope com lacre são fabricados com resina de polietileno de baixa densidade (o jargão técnico é o PEBD), polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno (PP) ou plástico reciclado. A fabricação é com a técnica coextrusada, ou seja, a embalagem é construída a partir da sobreposição de finas camadas de resina processada, o que já confere ao envelope com lacre as características de flexibilidade e resistência a rasgos, perfurações e arranhões.

Nível de segurança e os modelos de envelope com lacre

Cada modelo do envelope com lacre tem também um nível de segurança e, por isso, a indicação é para diferentes funções.

A seguir a explicação dos principais modelos comercializados.

O primeiro modelo é mais simples e tem proteção contra rasgos, perfurações e poeira, além de um grau de impermeabilidade. A característica deste tipo de envelope com lacre é o fechamento com sistema abre e fecha , ou seja, tem uma fita autoadesiva que pode ser aberta várias vezes mantendo a aderência da cola.

O segundo modelo é mais seguro porque isola o conteúdo no interior da embalagem e limita o acesso porque só o destinatário pode abrir. É o chamado lacre inviolável com tecnologia do sistema VOID. Isso quer dizer que a faixa autocolante é feita a base de cola permanente hot melt que danifica o plástico de envelope com lacre ao ser aberto.

Os dois modelos podem ser transparentes, translúcidos ou opacos. E para ter acabamento opaco é feita a aplicação de uma película de filme escuro (preto ou cores em tons fechados) no interior da embalagem, que impede que a conteúdo seja visto ou lido através da superfície.

Exemplos de uso

O envelope com lacre pode ser usado por:

  • E-commerce;
  • Transporte de valores;
  • Envio de cartões bancários;
  • Circulação interna de documentos entre setores;
  • Exames médicos.

Esse tipo de embalagem pode ser aplicada em diversas funções – atentando apenas para o nível de segurança necessário –, por isso é extremamente versátil e funcional.